Vida e realidade

Em janeiro de 2017, publiquei neste meu blog, um texto sobre VIDA E FINITUDE . Nele, discorro sobre o quanto estamos acostumados a lidar com a vida, mas muito pouco com o seu fim. Livros raramente nos ensinam a respeito da morte, como se fosse irrelevante a experiência que as pessoas passam no fim de suas vidas.
Hoje, diante do cenário da pandemia que estamos vivendo, percebemos que ninguém está preparado para agir e lidar com a morte. A todo momento nos surpreendemos com o sofrimento causado por essa doença inesperada e às vezes intratável, e, por não sabermos lidar com o fim da vida, o que acho natural – todos queremos viver e muito – cresce em nós uma angústia enorme, seja por esse confinamento pelo qual estamos passando, seja pela incerteza de uma vacina que nunca chega ou mesmo por ser, a morte, um assunto que ninguém gosta de falar – sejam médicos, familiares ou o próprio doente.
O que sabemos é que somos criaturas que nascem, crescem, envelhecem e morrem, de preferência nessa ordem, pois lidar com nossa finitude não corresponde à realidade.
#coronavirus #fiqueemcasa #vida