Famílias fortes x comunicação

casal_maos

“Famílias fortes e estáveis formam o melhor quadro para o bem-estar de crianças e a fundamentação para que se tornem homens adultos e responsáveis”. Esta é uma clara conclusão após dezenas de pesquisas entre os Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Canadá e outras regiões de primeiro mundo.

E como chegar a ser uma família forte e estável?

Famílias fortes se comunicam e todas as pesquisas apontam que o principal problema que leva os casais à separação ou ao divórcio é a falta de técnica para assumirem e solucionarem seus conflitos. Estudos mostram, também, que não se pode evitar os conflitos dentro do matrimônio ou de um relacionamento. Eles sempre existirão em qualquer casamento e negá-los só piora a situação. Capacitar casais para lidar com seus conflitos, como fazem os países de primeiro mundo, pode trazer resultados, mas não é o que tem acontecido, como mostram as estatísticas.

Novamente vem a pergunta: e como se tornar uma família forte e estável?

Parece fácil e é fácil: um primeiro passo para a reestruturação de uma relação é a conscientização das verdadeiras dificuldades e necessidades pelas quais os casais se confrontam dentro de sua vida matrimonial; e um segundo passo consiste em buscar métodos que possam ajudá-los a superar tais dificuldades. Aqui entra a importância da comunicação e ao mesmo tempo as dificuldades e incapacidades de muitos casais de estabelecerem mecanismos para uma boa comunicação. E como resultado do não estabelecimento dessa comunicação, surgem os conflitos, fatores decisivos para a deterioração da qualidade dos relacionamentos e em consequência vem a separação e após o divórcio.

Para se formar uma “Família forte” é primordial que os parceiros busquem treinar habilidades de comunicação entre si. Seus futuros conflitos matrimoniais serão, em grande parte, determinados pela sua capacidade ou incapacidade de alcançar uma boa competência em se comunicar melhor. É passando pelas crises que fazem parte de um relacionamento e também pelos sucessos e momentos bem-sucedidos que o casal cresce em seu matrimônio e a família agradece!

2 comentários sobre “Famílias fortes x comunicação

  1. Avatar de Maria Amintha Mendes Teixeira Maria Amintha Mendes Teixeira

    Parabéns Cleusa, gostei de seus artigos e em especial este pois tocou no maior problema dos matrimônios (assim considero). A pouca comunicação e a má interpretação daquilo que se fala conduz a um stress que culmina com a separação. Continue nos encantando com suas postagens.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada, Maria Amintha. Gostei do seu comentário e acrescento o seguinte: os casais devem ter em mente que nenhum fracasso é o fim da caminhada; pelo contrário, pode ser a chance de poder recomeçar. À medida que eles aprendem a ver o relacionamento dentro desta perspectiva, perceberão que sucessos e fracassos podem ser relativizados, mesmo que essa percepção e toda a evolução não sejam de um dia para o outro. Uma coisa é certa: os casais devem continuar sua caminhada e acreditar no amor.

      Curtir

Deixe um comentário